PARCEIROS E ASSOCIADOS
  • Número de Comerciários Existentes na Base Territorial

    Na Fundação: 300
    Em 2009: 5000
  • Número de Comerciários Sindicalizados

    Na Fundação: 046
    Em 2009: 920

Reuniram-se em 20 de janeiro de 1952 um grupo de comerciários que fundaram a Associação Profissional dos Empregados no Comércio de Joaçaba. O objetivo era organizar a categoria, discutir o regime trabalhista da época e lutar por melhores condições de vida, salário e cláusulas sociais.

No dia 11 de dezembro de 1952 a Associação passou a ser reconhecida oficialmente como Sindicato dos Empregados no Comercio de Joaçaba. Nesse dia ela recebeu a “Carta de Reconhecimento” que marcou definitivamente a história da categoria na cidade e região. O primeiro presidente foi o Sr. Reinaldo Arno Antoni.

De 1952 até hoje a categoria comerciaria viveu diferentes fases, tanto na política, como social, trabalhista e econômica. Mas sua história está marcada por fortes lutas e importantes conquistas.

Nestes 57 anos, a categoria lutou pela implantação do 13° salário, pagamento de férias, garantias salariais, horário digno de trabalho. Lutou pela aprovação da Lei Municipal determinando o fechamento dos supermercados aos domingos e continua trabalhando fortemente contra o horário livre do comércio. Lutou também pela extensão da base territorial do Sindicato que congrega hoje 21 municípios sendo eles: JOAÇABA, HERVAL D’OESTE, IBICARÉ, TANGARÁ, CAPINZAL, ERVAL VELHO, LACERDÓPOLIS, OURO, ÀGUA DOCE, TREZE TÍLIAS, CATANDUVAS, VARGEM BONITA, LUZERNA, CAMPOS NOVOS, MONTE CARLO, VARGEM, ZORTÉA, ABDON BATISTA, BRUNÓPOLIS, CELSO RAMOS e ANITA GARIBALDI.

Mantém permanentemente duas sub-delegacias, uma em Campos Novos e outra em Capinzal. Sendo que ainda presta atendimento semanal em Tangará e Catanduvas, para melhor atender os mais 4.500 comerciários empregados em aproximadamente 1000 empresas, procurando manter um entendimento através do diálogo e negociações com as empresas, os contabilistas, o poder executivo, legislativo, bem como os demais segmentos da sociedade.

Preocupando-se não apenas com suas lutas, mas também levando seu apoio a assuntos que envolvem toda a comunidade, como o desemprego, através de negociações, acordos e projetos de qualificação e requalificação profissional, independente ou em parcerias com outras entidades, não apenas para os comerciários, mas também a comunidade em geral.

É por isso, e por muito mais projetos que existem no Sindicato, que vale a pena olhar para trás e conhecer um pouco da história dessa entidade, que enfrentando muitas vezes a intransigência patronal, ditadura militar, pacotes econômicos, decretos, leis, impostos, e ao voltar a olhar para o presente ver que tudo serviu para consolidar o Sindicato dos Empregados no Comércio de Joaçaba como principal instrumento de luta da categoria.

Campos Novos
Fone/Fax: (49) 3541-0702
E-mail: seccn@secjba.org.br

Copyright © 2016 Todos os direitos reservados. Admin

Desenvolvido por Lovatel Agência Digital